quarta-feira, 2 de maio de 2012

Black Metal: o lado mais negro da cena brasileira

Na virada do milênio, o black metal norueguês já havia consolidado sua posição no contexto da cena metal, e sua gélida estética e cortante sonoridade inspiravam, por todo o globo, o surgimento de novas bandas. Uma resposta brasileira a esta "segunda onda do black metal" iniciada na Noruega não tardaria a ser formulada.
Nesse período a cena carioca, ganhando atenção da mídia especializada (leia-se: Rock Brigade), figurava como principal representante da reação brasileira ao metal negro norueguês. Do "Hell de Janeiro" surgia uma cena com bandas que são, hoje em dia, bem conhecidas dos bangers brasileiros atentos ao cenário nacional, entre elas o Mysteriis (que retomou suas atividades recentemente, após um hiato de alguns anos), o Unearthly (que, distanciando-se da estética black metal, aposta atualmente em uma sonoridade death metal) e o Nocturnal Whorshipper (cujas antigas glórias seu fundador hoje lamenta, prostrado aos pés da cruz, clamando a Jesus Cristo por perdão por seu passado blasfemo).
O que poucos sabem é que, paralelamente a esta cena carioca, emergia no Brasil uma outra cena, cuja existência maldita esteve fadada, desde o início, a permanecer confinada às mais sombrias profundezas do underground, presa a correntes que lançava sobre si mesma. Tais correntes se traduzem na baixa fidelidade sonora de seus artefatos, por vezes beirando uma crueza excessiva; na predileção por formatos antiquados, em especial as fitas cassete; lançamentos disponíveis em quantidades extremamente limitadas, normalmente com cópias numeradas à mão, distribuídos apenas por meios extremamente subterrâneos e inacessíveis; flertes com ideologias pouco populares e, creio ser possível dizer, "perigosas"; a total ausência de shows, apresentações ao vivo e divulgação de qualquer natureza, etc. Diante disso, apenas aqueles acostumados a arriscar-se nas mais negras profundezas e a encarar os mais profundos abismos podiam emergir conhecedores das blasfêmias inauditas proferidas por esta obscura cena. Para estes raros indivíduos, pouco ou nada significam aquelas linhas imaginárias que dividem nações: eles se encontram espalhados pelos quatro cantos do mundo, entre vermes e ossos, em fossos cavados em sua eterna busca pelas terríveis criaturas que habitam as profundezas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews