segunda-feira, 30 de abril de 2012

Metal Open Air: festival foi uma aposta que deu errado

No dia 5 de dezembro de 2011, quando o ANTHRAX foi anunciado como headliner do festival Metal Open Air, comprei sem hesitar os ingressos e as passagens para São Luís, além de fazer a reserva em uma pousada na cidade. Se não me falha a memória, nenhuma outra banda internacional havia sido anunciada até então, mas encarei a possibilidade de um festival com esses moldes no Brasil como uma aposta que valia a pena ser feita. O preço do ingresso era razoável, as passagens estavam relativamente baratas dada a antecedência da compra, e as condições de pagamento facilitavam a operação de uma forma que, mesmo que o festival não se realizasse, minhas perdas financeiras seriam pequenas, contornáveis.
Contanto, a cada semana, as chances de algo dar errado pareciam menores. Bandas de renome confirmadas, website com design caprichado, camisetas exclusivas, mensagens dos músicos para o Brasil... Tudo apontava, pelo menos para quem acompanhava de longe, como eu, para uma produção sólida e eficiente, que havia conseguido realizar no Maranhão o que muitos julgavam ser impossível em qualquer lugar do Brasil. Aliás, a realização do festival no Nordeste era perfeitamente plausível para mim, visto que, de acordo com o relato de amigos, os shows nessa região viviam cheios, enquanto os shows na minha cidade, o Rio de Janeiro, eram cada vez mais escassos e vazios...
Essa impressão de solidez continuou a mesma até a véspera do meu embarque para São Luís, quando as más notícias começaram a vazar. O cancelamento das bandas nacionais me pareceu o típico descaso dos produtores com as bandas brasileiras. Imaginei que a prioridade da produção tivesse sido com a estrutura e com as bandas estrangeiras, o que provavelmente teria gerado um mal estar com as bandas nacionais, que ainda não deviam ter recebidos suas passagens e cachês e, por isso, cancelado sua participação no evento. Já em relação ao cancelamento do VENOM, acreditei no pronunciamento da banda, visto que não só o show no MOA, mas toda a turnê sul-americana havia sido cancelada. Contudo, as notícias sobre as condições do camping começaram a me preocupar, uma vez que amigos meus usariam o espaço, e também por mostrar a desorganização da produção.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews